terça-feira, 17 de agosto de 2010

Trotes ao Samu viram caso de polícia em Balneário Camboriú


A Central do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Balneário Camboriú, no Litoral Norte, tem recebido há mais de uma semana ligações de um homem, que forja pedidos de socorro. A insistência é tanta, que em um dia ele chegou a telefonar 300 vezes para o 192 do Samu.

Segundo Douglas Ortiz, coordenador médico do Samu na região, as ligações não têm hora para acontecer.

— Até durante a madrugada esse homem telefona. Em uma hora, ele chega a ligar 45 vezes para cá — relata.

O homem, que segundo Ortiz, possui voz de uma pessoa adulta, começou a passar os trotes na quarta-feira da semana passada e, desde então, não parou mais. No início, ele pedia socorro e desligava o telefone no meio do atendimento. Depois, passou a não falar mais. Simplesmente telefona e do outro lado da linha respira ofegante.

— Essa questão do trote atrapalha e muito. Deixamos de prestar socorro para os casos de urgência porque a linha fica ocupada — disse Ortiz.

O problema fez com que o coordenador do Samu procurasse a polícia. Um boletim de ocorrência foi registrado, e o caso está sendo apurado pela Polícia Civil.

— Nós abrimos um inquérito policial, e a situação foi repassada para a Central de Investigação. Não sabemos se é uma ou mais pessoas que estão passando esses trotes, mas já temos dois números de celulares levantados. O cadastro desses números aponta um endereço de Navegantes — conta Daniela Souza, Delegada da Comarca de Balneário Camboriú.

A delegada afirma que o trote é considerado crime de interrupção telefônica. A pena pode chegar a três anos de prisão. Quem tiver alguma informação sobre o caso registrado em Balneário Camboriú pode repassar para o Disque Denúncia da Polícia Civil. O telefone é o 181.



Fonte: Jornal de Santa Catarina.

Um comentário:

  1. Os trotes em joinville são uma vergonha,pois esses desocupados pensam ser capazes pra alguma coisa, se tornam mais idiotas do que já são, pois os moleques que não tem uma mãe ou um pai pra dar uma educação que o faz ser gente, ou ate mesmo adultos que por falta de terem um bom terreno pra capinar ficam passando trotes pro Samu, Policia ou Bombeiro, como se isso fosse algo pra se vangloriar, vergonhoso, pra um cidadão que algum dia ira com certeza precisar desses serviços, eu torço e muito para que esses moleques e idiotas tenham que algum dia precisar do samu, e um trote seja passado na mesma hora, e que essa pessoa espere por muito tempo e com dor de preferencia,para que algum dia pense bem antes de tomar atitudes onde prejudicam o serviço e o bom atendimento para a população...Não consigo entender como pode em pleno seculo XXI, esse tipo de coisa ainda aconteça, outra coisa que é deprimente para o atendimento.. colica menstrual. Gente quem disse que o SAMU é pra atender menininhas cm colicas? Até onde fui informada, Samu é para atendimento de Urgencia e Emergencia, colica nao é nenhum desses casos, sei que doi, mas pra isso existe atroveran, tbm existe garrafinha pet com aguinha morna pra menininhas que passa noitinhas na balada, no sereno, pra depois chorar de colicas, e pedir pra mamae chamar o samu, pensem um pouco se cada mocinha pedir socorro pro samu com colicas, nossos senhores que sofrem uma queda grave e precisa de socorro imediato, ou ate mesmo uma cordiopata precisando de socorro, e o samu atendendo um caso de colica, nossa coitadinho dos nossos idosos, padecem por falta de atendimento, onde esta o samu nesta hora?
    Gente por favor, vamos pensar um pouco o que é nescessario, nossa cidades so tem 4 ambulancia e uma UTImovel, é pouco pra tanta gente...SÓ CHAMEM O SAMU APENAS EM CASO DE PCR, PESSOAS ACAMADAS, ACIDENTES, TRAUMAS,AVC...

    ResponderExcluir