terça-feira, 3 de agosto de 2010

O SAMU E O ATENDIMENTO SOCIAL

Para cumprir a missão de bem atender a população acometida por uma situação de urgência, que a portaria 2048 prevê, O SAMU Joinville conta com cinco ambulâncias, quatro Unidades de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA). Conta também com, aproximadamente cinquenta e dois funcionários que se revezam diuturnamente para guarnecer essas unidades.
Segundo o site oficial do SAMU-SC, a região de Joinville atendeu nos três primeiros meses de dois mil e dez, cerca de cinco mil ocorrências entre casos clínicos e acidentes dos mais variados. Mas há entre essas tantos atendimentos, vários que, desde o início do serviço na cidade, fogem do propósito para o qual ele foi pensado, criado e desenvolvido: o atendimento social.
Atendemos pacientes acamados, moradores de rua, alcoolatras e muitos outros que necessitam sim de atendimento, mas não o de um serviço idealizado para atender o cidadão em situações extremas de perigo à sua saúde.
Lembro quando trabalhava em um posto de saúde. Havia ocasiões em que precisávamos de uma ambulância para transportar um paciente com algum problema que necessitava de uma atençao imediata, em um Pronto Atendimento ou Hospital. Não havia nenhuma. Ficávamos praticamante entregues à própria sorte. O SAMU veio e acabou preenchendo essa lacuna. Não nego a necessidade que os colegas dos postos de saúde e a população tenham, mas tem que haver uma outra forma de satisfazer essa necessidade sem desviar o foco do nosso atendimento.
Em algumas cidades estado de São Paulo, onde o SAMU é mais antigo, existe uma ambulância à disposição da Central de Regulação especificamente para o transporte social,o médico pode enviar essa ambulância sem comprometer as demais, nem os atendimentos aos casos mais graves, estes sim nossa prioridade; talvez isso possa ser feito aqui. É uma idéia.


Valdecir de Lima
Técnico em Enfermagem SAMU 192
Administrador blog SAMUJOINVILLE

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