quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Capacitação dos profissionais de atendimento pré-hospitalar


A capacitação de profissionais de atendimento pré-hospitalar movel e fixo, promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Alemão Osvaldo Cruz (HAOC), iniciou dia 15 de setembro em Joinville, após aula inaugural no inicio do mesmo mês. Segundo a Coordenadora de Enfermagem do SAMU Norte-Nordeste, Juliana Guaresi, serão quatro turmas em treinamento. O curso terá uma carga horária de 160 horas aula, divididas em quinze módulos e deve durar cerca de um ano e meio. Este programa integra um conjunto de projetos filantrópicos que o HAOC desenvolve, dentro do programa “ Hospital de Excelência a Serviço do Sistema Único de Saúde.”
Objetivo
Capacitar profissionais em todos os estados da federação visando implementar mais uma vertente da politica nacional de atenção as urgências, em conformidade com as diretrizes do SUS.
Metodologia
A metodologia deste projeto compreende as seguintes modalidades: encontro presencial e ensino a distancia (EAD), os encontros presenciais, mediados por tutores, compreendem atividades teóricas e treinamentos práticos.
As aulas à distância serao acessadas através do endereço www.capacitacaosamuhaoc.com.br

Na região Norte-Nordeste, que compreende onze municípios, serão treinados aproximadamente cento e trinta funcionários entre condutores, técnicos, e auxiliares de enfermagem. Os médicos e enfermeiros serão capacitados a partir do ano que vem em data a ser definida.
O Ministério da Saúde considera obrigatória a participação dos que pretendem continuar trabalhando no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário